top of page

COMO SE DÁ O DIAGNÓSTICO NEUROPSICOLÓGICO?

O Diagnóstico Neuropsicológico se dá a partir de 3 etapas: ANAMNESE, APLICAÇÃO DE TESTES e LAUDO.

ANAMNESE:
A anamnese é um procedimento clínico que busca uma investigação profunda acerca das queixas do paciente. Envolve entrevistas e inventários específicos que proporcionam um levantamento detalhado sobre sinais e sintomas no desenvolvimento do indivíduo que possam categorizar quadros diagnósticos. No geral, pode envolver pessoas da família e cuidadores do paciente, cujas informações possam enriquecer a investigação e fortalecer a certeza diagnóstica.
Diante dos dados levantados na anamnese, o avaliador poderá escolher os testes que melhor se aplicam ao perfil diagnóstico investigado.

APLICAÇÃO DE TESTES:
Os testes são aplicados individualmente e poderão avaliar sinais e sintomas transtornos mentais e, sem excessão, deve avaliar os domínios neuropsicológicos do indivíduo por meio de testes parametrizados para este fim.

LAUDO NEUROPSICOLÓGICO:
O Laudo é uma descrição técnica do processo avaliativo que deve ser executado pelo profissional que detalhará os procedimentos com foco no objetivo diagnótico. A investigação clínica (Anamnese) e os testes aplicados, bem como seus resultados, deverão esclarecer o diagnóstico. 
Como conclusão diagnóstica, o Laudo se utiliza de toda técnica investigativa e aplicação de testes para fortalecer a certeza diagnóstica, por isso é muito importante que seja realizado por profissionais habilitados e capacitados para a Avaliação Neuropsicológica.

Diagnósticos Aplicáveis

TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental) Técnica especializada na identificação e reprogramação de pensamentos e comportamentos disfuncionais, focando na criação de padrões mais saudáveis de interpretar a vida e de viver as suas relações com o mundo. 

ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso) Técnica focada na aceitação das emoções que tendem a desregular as emoções e o corpo, buscando alinhar pensamentos e comportamentos aos seus valores de vida e relacionamentos.

DBT (Terapia Comportamental Dialética) Técnica baseada na regulação das emoções para tolerar o sofrimento e atuar na construção de habilidades interpessoais funcionais e mais saudáveis

Transtornos do Humor (Ansiedade, Depressão e Bipolaridade)
Transtornos do Envelhecimento (Demências, Alzheimer e Parkinson)
Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade
Transtornos de aprendizagem e Dificuldade escolar
Transtorno de Conduta
Transtorno opositor-desafiador
Transtornos Alimentares
Dependência química (Abuso de álcool e drogas)

Transtornos do Neurodesenvolvimento (TDAH, TEA, TDI)
Transtornos Neurocognitivos (Declínio Cognitivo, Alzheimer, Parkinson)
Transtornos Psicóticos (Esquizofrenia, Transtorno Delirante)
Transtornos Bipolar, Depressivo, de Ansiedade e do Estresse
Transtornos da Personalidade
Transtorno Obsessivo-Compulsivo
Transtornos Alimentares
Dentre outros

bottom of page