COMO SE DÁ O DIAGNÓSTICO NEUROPSICOLÓGICO?
O Diagnóstico Neuropsicológico se dá a partir de 3 etapas: ANAMNESE, APLICAÇÃO DE TESTES e LAUDO.
ANAMNESE:
A anamnese é um procedimento clínico que busca uma investigação profunda acerca das queixas do paciente. Envolve entrevistas e inventários específicos que proporcionam um levantamento detalhado sobre sinais e sintomas no desenvolvimento do indivíduo que possam categorizar quadros diagnósticos. No geral, pode envolver pessoas da família e cuidadores do paciente, cujas informações possam enriquecer a investigação e fortalecer a certeza diagnóstica.
Diante dos dados levantados na anamnese, o avaliador poderá escolher os testes que melhor se aplicam ao perfil diagnóstico investigado.
APLICAÇÃO DE TESTES:
Os testes são aplicados individualmente e poderão avaliar sinais e sintomas transtornos mentais e, sem excessão, deve avaliar os domínios neuropsicológicos do indivíduo por meio de testes parametrizados para este fim.
LAUDO NEUROPSICOLÓGICO:
O Laudo é uma descrição técnica do processo avaliativo que deve ser executado pelo profissional que detalhará os procedimentos com foco no objetivo diagnótico. A investigação clínica (Anamnese) e os testes aplicados, bem como seus resultados, deverão esclarecer o diagnóstico.
Como conclusão diagnóstica, o Laudo se utiliza de toda técnica investigativa e aplicação de testes para fortalecer a certeza diagnóstica, por isso é muito importante que seja realizado por profissionais habilitados e capacitados para a Avaliação Neuropsicológica.
Diagnósticos Aplicáveis
Transtornos de Ansiedade / Transtornos Depressivos / Transtorno Bipolar / Transtornos Neurognitvo e do Envelhecimento (Declínios Cognitivos/Demências; Alzheimer; Parkinson; Dentre outros) / Transtornos do Neurodesenvolvimento (Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade - TDAH; Transtorno do Espectro Autista - TEA; Transtorno do Desenvolvimento Intelectaual - TDI; dentre outros) / Transtornos de Aprendizagem e Dificuldade Escolar / Transtornos Disruptivos (Transtorno de Oposição Desafiante - TOD; Transtorno de Conduta; Dentre outros) / Transtornos Alimentares / Transtornos aditivos (Dependência química; Abuso de Alcool e Jogos; Dentre outros) / Transtornos Psicóticos (Esquizofrenia, Transtorno Delirante) / Transtornos Dissociativos / Transtornos de Sintomas Somáticos / Transtornos Relacionados ao Trauma e ao Estresse (Transtorno de Estresse Pós-traumático - TEPT; Transtorno do Estresse Agudo; Dentre outros); / Transtornos da Personalidade (Transtorno da Personalidade Paranoide; Transtorno da Personalidade Antissocial; Transtorno da Personalidade Borderline; Dentre outros) / Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) / Transtornos Alimentares / Transtornos do Sono / Dentre outros Transtornos.
